Cinema moderno
Resumo
Contextualização
histórica do movimento artístico denominado Cinema Moderno, através da
exposição de suas características
principais, sucinta análise de filmes produzidos por seus cineastas mais
representativos, diferenciação a cerca
do cinema clássico americano e
correlação com movimentos cinematográficos do “pósguerra” Neo-realismo italiano
e Nouvelle Vague francesa.
Introdução
Portanto, ainda não estamos diante de
uma arte que se poderia denominar “moderna”, embora engendrada no prefácio da
modernidade. Para transformar o cinema em arte moderna seria necessário romper
não apenas com os paradigmas da arte imitativa, mas principalmente com toda uma concepção de mundo baseada tanto na
evidência quanto na universalidade da ordem mecânica da natureza e da sociedade quanto na naturalidade do
cultural.
O cinema moderno, ou de escola, surgiu
na Europa, no período entreguerras com o
expressionismo alemão, o cinema russo, o Futurismo italiano, o cubismo e o
surrealismo na frança, se perpetuando a partir da década de 50 do século XX com
os filmes noir e a nouvelle vague franceses, o neorrealismo italiano, o cinema
novo brasileiro, entre outras manifestações.
As diferenças do cinema clássico e o cinema moderno
Podemos dividir o cinema ficcional entre o clássico e o
moderno, entre o cinema de gênero e o de escola. o cinema clássico, ou de
gênero, tem como uma de suas principais precursoras a obra realizada pelo
cineasta norte-americano David Wark Griffith que, desde 1908, com a realização
do filme “O assassinato do duque de guise”, reivindicava para o cinema uma
teatralidade clássica ainda em formação. Essa teatralidade fundou-se, então, no
início do século xx, nos estados Unidos, e pode ser caracterizado pelas grandes
produções hollywoodianas, que distinguiam suas realizações entre o drama, a
comédia, o épico e outras características que fazem distinções bem-definidas em
suas categorias narrativas e que se concentram na vida de suas personagens. o
cinema moderno, ou de escola, surgiu na Europa, no período entreguerras com o
expressionismo alemão, o cinema russo, o Futurismo italiano, o cubismo e o
surrealismo na frança, se perpetuando a partir da década de 50 do século XX com
os filmes noir e a nouvelle vague franceses, o neorrealismo italiano, o cinema
novo brasileiro, entre outras manifestações.
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