quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cinema Moderno - Mateus Porto


Cinema moderno


Resumo
Contextualização histórica do movimento artístico denominado Cinema Moderno, através da exposição de suas  características principais, sucinta análise de filmes produzidos por seus cineastas mais representativos,  diferenciação a cerca do cinema clássico americano  e correlação com movimentos cinematográficos do “pósguerra” Neo-realismo italiano e Nouvelle Vague francesa.
 Introdução
Portanto, ainda não estamos diante de uma arte que se poderia denominar “moderna”, embora engendrada no prefácio da modernidade. Para transformar o cinema em arte moderna seria necessário romper não apenas com os paradigmas da arte imitativa, mas principalmente com toda  uma concepção de mundo baseada tanto na evidência quanto na universalidade da ordem mecânica da natureza  e da sociedade quanto na naturalidade do cultural.
O cinema moderno, ou de escola, surgiu  na Europa, no período entreguerras com o expressionismo alemão, o cinema russo, o Futurismo italiano, o cubismo e o surrealismo na frança, se perpetuando a partir da década de 50 do século XX com os filmes noir e a nouvelle vague franceses, o neorrealismo italiano, o cinema novo brasileiro, entre outras manifestações.


As diferenças do cinema clássico e o cinema moderno
Podemos dividir o cinema ficcional entre o clássico e o moderno, entre o cinema de gênero e o de escola. o cinema clássico, ou de gênero, tem como uma de suas principais precursoras a obra realizada pelo cineasta norte-americano David Wark Griffith que, desde 1908, com a realização do filme “O assassinato do duque de guise”, reivindicava para o cinema uma teatralidade clássica ainda em formação. Essa teatralidade fundou-se, então, no início do século xx, nos estados Unidos, e pode ser caracterizado pelas grandes produções hollywoodianas, que distinguiam suas realizações entre o drama, a comédia, o épico e outras características que fazem distinções bem-definidas em suas categorias narrativas e que se concentram na vida de suas personagens. o cinema moderno, ou de escola, surgiu na Europa, no período entreguerras com o expressionismo alemão, o cinema russo, o Futurismo italiano, o cubismo e o surrealismo na frança, se perpetuando a partir da década de 50 do século XX com os filmes noir e a nouvelle vague franceses, o neorrealismo italiano, o cinema novo brasileiro, entre outras manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário