quinta-feira, 14 de junho de 2012

Diferença entre Prosa e Verso









Prosa é uma palavra de duplo sentido, pois pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas, sem grandes preocupações com ritmo, rimas,...), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto linguístico predominante , como por exemplo, um romance, uma lei,...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".


A prosa é dividida em três subgêneros : o romance, o conto e a novela.


O romance é um tipo de história onde há um conflito principal, prolongado com conflitos secundários, vindos dos painéis de época, das divagações filosóficas, da observação dos costumes e hábitos.


O conto é um tipo de história mais curta, construído geralmente com um único conflito, com poucas personagens.


A novela também é um tipo de história curta, que pode apresentar um ou mais conflitos, normalmente de tamanho intermediário entre o conto e o romance, com a particularidade de a novela ter um andamento mais episódico, dando a impressão de capítulos separados.


Verso é cada uma das linhas que constituem um poema na estrofe. Existe tanto a poesia prosaica, desprovida das características básicas, isto é, rima, métrica ou mesmo ritmo, quanto a prosa poética, impregnada na poesia. Precisamos, contudo, conhecer a técnica adotada pelos clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário