quinta-feira, 14 de junho de 2012


Sapateado
(Jéssica)

Sapateado é uma dança em que os dançarinos se preocupam em produzir sons, fazer ritmo com os pés.
Também é conhecido como Tap Dance, ele foi criado a partir de várias danças, como o sapateado inglês, dança irlandesa e a dança africana com tambores, ritmos e movimentos. Se desenvolveu depois da Primeira Revolução Industrial
O sapateado foi criado pelos escravos, e foi vista pela primeira vez em um concurso de danças. Os bailarinos pintavam o rosto de preto e dançavam em volta dos negros imitando suas danças.
Então o dançarino Thomas Rice se apresentou utilizando placas metálicas, o que o destacou por isso. E por causa dele o sapateado começou a ser aceito como forma de comedia. A partir daí surgiram três tipos de dança-sapateado.
ü  Charleston – O som era mais alto durante a dança.
ü  Buck-e-wing – dança rápida no estilo holandês.
ü  Soft-show – toque leve criado pela sola dura do couro do sapato.
Quando esse três tipos de dança se juntaram, formou o sapateado que conhecemos, uma dança com a batida regida pelo som, com um sapato de couro e metal nas solas.




Jazz

O jazz é uma forma de expressão criada pelo improviso. Tem características marcantes, com explosões de energias que são feitas pelos seus quadris, e um ritmo que dá o balanço certo e o ritmo.
Foi trazido pelos negros que ficavam meses eu navios sendo trazidos da África pros Estados Unidos, e os que não morriam, tinham que dançar para ter saúde. A dança começou como uma forma de tirar sarro de seus senhores (que dançavam a polca, valsas e quadrilhas) então eles dançavam, mas com suas visões sobre a cultura europeia e com passos de danças que eles conheciam, e dançavam com instrumentos de suas culturas.
Foi criado a partir de várias culturas diferentes de músicas, principalmente a afro-americana. Os instrumentos básicos do Jazz são: metais, palhetas e baterias, no entanto, ele aceita qualquer outro tipo de instrumento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário