quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quem foi Ferreira Gullar?


      


José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, vem ao mundo no dia 10 de setembro na capital do Maranhão, São Luiz.





Gullar da inicio aos seus estudos no em 1937 no Jardim Decroli, onde vai fazer moradia por dois anos, continua com seus estudos com professores contratados pela própria família e em uma escola particular, donde empreende fuga. No inicio da década de 40 matricula-se no Colégio São Luiz Gonzaga.


Foi aprovado em segundo lugar em exame de admissão do Ateneu Teixeira Mendes, mas não chega a concluir o ano letivo, da ingresso na escola técnica de São Luiz. Ao apaixonar-se por uma vizinha, deixa de estar com os amigos e começa a se dedicar a leitura de livros e a escrever poemas.


Em uma redação escrita para o dia do trabalho, ele ironiza o fato de não se trabalhar neste dia, obtém nota 95, só não recebe a nota máxima pelos erros gramaticais, depois disso passa a dedicar-se ao estudo da língua, esta foi a redação que inspirou seu soneto publicado no jornal “O combate” de São Luiz.





Um instante



Aqui me tenho
Como não me conheço
nem me quis


sem começo
nem fim


aqui me tenho
sem mim


nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
transparente

Nenhum comentário:

Postar um comentário