quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Natália Prado - Biografia de Carlos Drummond de Andrade.

Drummond nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. Vindo de uma família de fazendeiros em decadência, estudou em Belo Horizonte  com os jesuítas no Colégio Anchieta no RJ, onde foi expulso por “insubordinação mental”. Novamente em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas.
Havia muita insistência familiar para que tivesse um diploma, então formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Trabalhou no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond. Enquanto ironiza os costumes e a sociedade, de forma satírica em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.
Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.
Alvo de admiração, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Drummond morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
      
                                                           


Inconfesso Desejo 

Queria ter coragem
Para falar deste segredo
Queria poder declarar ao mundo
Este amor
Não me falta vontade
Não me falta desejo
Você é minha vontade
Meu maior desejo
Queria poder gritar
Esta loucura saudável
Que é estar em teus braços
Perdido pelos teus beijos
Sentindo-me louco de desejo
Queria recitar versos
Cantar aos quatros ventos
As palavras que brotam
Você é a inspiração
Minha motivação
Queria falar dos sonhos
Dizer os meus secretos desejos
Que é largar tudo
Para viver com você
Este inconfesso desejo

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário