quarta-feira, 12 de setembro de 2012

surrealismo: surrealismo


Vladimir Kush
Vladimir nasceu e cresceu em Moscovo. Seu pai um matemático que lhe incentivou as tendências artísticas e procurava fornecer o melhor livro de viagens românticas de autores como Jules Verne, Jack London e Herman Melville. Seu pai esperava que sua mente não vagasse nesse mundo cinzento que englobava.
Aos sete anos, ele começou um treino formal no Instituto de Arte de Moscou ,onde desenvolveu o domínio da cor, texturas e outros. Ele prendeu muito rápido uma técnica chamada Cézanne, apesar de domina-la rapidamente percebeu que o intelecto tinha que vagar, as cores e emoção tinha que dominar.
Depois da passagem obrigatória pelo exercito russo, onde a maioria do tempo fazia quando de general e pinturas de grandes murais. Então percebeu que podia ganhar dinheiro com a pintura que não era realmente o seu estilo, mas que também podia usar esse tal estilo no seu tempo livre, então foi lá que fez relações com funcionário da embaixada que o ajudou a sua transição pra os Estados Unidos. Depois do seu primeiro show de sucesso na Alemanha, veio para Los Angeles.
Vladmir sempre visita Moscovo, onde muitas vezes invernos são frios e escuros, mas as influencias do céu havaiano é evidente em suas pinturas. E resume assim: “Devido as restrições politicas e geográficas, fui obrigado a viajar com a minha mente como uma criança, e é esta a maior parte de tudo o que a minha percepção artística.”
Enfim, a ora deste artista faz referencia a profundos significados e metáforas, mantendo ainda sua abordagem realista de representação, um estilo que ele chama de realismo metafórico.

obras: 



Joan Miró
João Miró foi um dos grandes representantes do surrealismos, nasceu na cidade de Barcelona em 20/04/1893.
Apesar de seu pai insistir em vê-lo graduado, não completou os estudos. Depois de um tempo seus pais permitiram que ele ingressasse numa escola de arte em Barcelona.
Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antônio Gaudí.
Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919, visitou Paris, onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovista e dadaísta. No início dos anos 20, conheceu Breton e outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem as profundezas das questões surrealistas. Participou da primeira exposição surrealista em 1925. Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado a tela Interior Holandesa. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Três anos depois, viajou pela primeira vez aos Estados Unidos. Nos anos seguintes, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No final de sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
Morreu em 1983, em Palma de Mallorca, na Espanha.

obras:

 

 
Salvador Dalí 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres , foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. 
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas,entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar. conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.
uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.
Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.
Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida. 
Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.
Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.
Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaco.
obras:

 junio, julia, raissa albano, taiane tainara 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário