terça-feira, 11 de setembro de 2012

Teatro



O QUE É DRAMATURGIA?



Dramaturgia é a arte de composição do texto destinado à representação feita por atores. A palavra drama vem do grego e significa ação. Desse modo, o texto dramatúrgico é aquele que é escrito especificamente para representar a ação.


O que se dedica a essa tarefa é o dramaturgo, que é a pessoa que escreve obras dramáticas ou teatrais.


Os textos escritos pelos dramaturgos da Grécia Antiga eram caracterizados pela tragédia ou pela comédia. Mais tarde, os dois estilos passaram a estar presentes em um mesmo texto. Alguns dramaturgos gregos notáveis na composição de tragédia são Sófocles, Eurípedes e Ésquilo. Aristófanes é considerado o maior representante da comédia na Grécia Antiga. 



O dramaturgo alemão Gotthold Ephraim Lessing é considerado o pai da dramaturgia moderna, destacando-se pelos seus textos críticos sobre a sociedade alemã.
E entre os dramaturgos brasileiros estão: Ariano Suassuna, Dias Gomes, Domingos de Oliveira, Gianfrancesco Guarnieri, Gilberto Braga, Maria Adelaide Amaral, Nelson Rodrigues, entre outros grandes nomes.


Feito por: Gabrielle Gamas




A dramaturgia é o ofício de elaborar um texto com o objetivo de transpô-lo para os palcos, apresentando diante de um público as ideias contidas nesta obra, através da encenação empreendida por atores. Esta expressão provém do idioma grego e tem o sentido de ‘ação’. O especialista nesta arte é conhecido como dramaturgo.
Aristóteles também tem uma clássica definição de dramaturgia. Segundo o filósofo da Grécia Antiga, esta arte estrutura os atos humanos logicamente, visando despertar intensas paixões ou uma condição de extremo encantamento e êxtase.
Embora normalmente se associe a dramaturgia ao teatro, atualmente ela se estendeu também aos roteiros de cinema, às novelas de TV, aos sitcoms ou comédias de costume e às minisséries.
Já a dramaturgia concebida para a TV é chamada de teledramaturgia, a qual obedece a uma classificação convencional – o programa unitário, uma ficção televisiva que vai ao ar de forma completa, aproximadamente por uma hora; o seriado; a minissérie e a novela, que se diferencia do modelo norte-americano, conhecido como ‘soap opera’.
No campo do teatro, as convenções artísticas vinculam-se às ancestrais tradições greco-romanas e judaico-cristãs. Neste sentido restrito, a dramaturgia pode ser definida como o ponto essencial da práxis teatral vigente no Ocidente, não apenas no que se refere às ações desenvolvidas no palco, mas também no que tange às reações do público. O teatro se sustenta sobre três alicerces fundamentais – a dramaturgia, o espetáculo e a representação. Estes elementos suprem as artes teatrais com as distintas condições de que elas carecem para se consolidar.

Feito por: Raissa Sarmento


AUGUSTO BOAL 
*dramaturgo escolhido

Augusto Pinto Boal nasceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1931 foi diretor de teatro, 

dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política, mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional.

O dramaturgo é conhecido não só por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), mas, sobretudo por suas teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.
Ele faleceu em 2009.




Feito por: Augusto


OBRAS



Algumas de suas obras: 

- Arena conta Tiradentes;

Abordando a vida de Tiradentes, Arena Conta Tiradentes é um espetáculo que mescla a parte musical do Teatro de Arena. O tema principal é a Inconfidência Mineira. Coloca Tiradentes como herói revolucionário. 

-Hamlet e o filho do padeiro.

Uma autobiografia do autor e diretor teatral Augusto Boal. 'Hamlet e o filho do padeiro' é uma autobiografia com muito mais histórias para contar do que a maioria dos romances lançados por aí.
O teatro como arte marcial

Neste livro, Augusto Boal fala de suas vivências ao fazer e inventar teatro durante cinco décadas; as pessoas com quem trabalhou, os episódios que testemunhou, as idéias que produziu, em relatos surpreendentes e muitas vezes comoventes


Feito por: Mariana 




CIA TEATRO DA CIDADE 

* cia de teatro escolhida

A Cia Teatro da Cidade foi fundada em 1990 na Fundação Cassiano Ricardo em São José dos Campos e se tornou independente em 1993. Com o passar do tempo a Cia vem montando espetáculos de grande comunicação popular e cada vez mais aumentando seu público e o tornando diversificado. Há dez anos desenvolve uma grande pesquisa com a linguagem narrativa e vem rompendo com os espaços tradicionais de apresentação, possibilitando assim, novas concepções aos espetáculos. No decorrer dos anos a Cia Teatro da Cidade já produziu dezessete espetáculos que percorreram muitas cidades o Brasil e no Mundo. Ela também possui mais de oitenta prêmios em festivais, realizou cerca de 450 apresentações, e com o público total de 300 mil espectadores. Em 2000, o grupo inaugurou o Centro de Artes Cênicas "Walmor Chagas", espaço aberto à comunidade que promovo ensaios do grupo, cursos, oficinas, palestras e apresentações artísticas.



ELENCO DAS PEÇAS

Um Dia Ouvi a Lua:  Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e
Wallace Puosso

Toda nudez será castigada: Adriana Barja, Andreia Barros, Wallace Puosso, Andre Ravasco, Vander Palma, Ana Freitas, Caren Ruaro, Milena Roberta e Gutto Moreira


Maria Peregrina: Vander Palma, Andre Ravasco, Adriana Barja, Conceição de Castro,Caren Ruaro e

Tamara Cardoso

Feito por: Brisa


ESPETÁCULOS 


Falando um pouco sobre os espetáculos desse grupo, podemos citar a apresentação de Toda Nudez Será Castigada conta a história de amor do viúvo Herculano e da prostituta Geni, que se apaixona futuramente pelo enteado - um menino de dezoito anos que nutre uma obsessão pela mãe morta. Antes de o seu irmão Patrício lhe apresentar Geni, Herculano havia tentado suicídio e se enclausurado em casa com as três tias, o irmão Patrício e o filho, por causa da morte da mulher devido a um câncer no seio. A partir disso, a história complicada e obsessiva vai se "desnudando" aos poucos para o público.
Outra peça bem importante também é Maria Peregrina que conta um pouco sobre a história de São José dos Campos fazendo uma sinopse sobre a história desse espetáculo 
Maria Peregrina, conhecida também como Nega do Saco ou Maria do Saco, viveu mais de 20 anos como uma andarilha pelas ruas de Santana (um dos bairros mais antigos de São José dos Campos) e, após a sua morte em 1964, passou a ser considerada santa popular. Diariamente seu túmulo ainda e visitado por dezenas de pessoas em busca de graças e milagres. A partir de pesquisas e das inúmeras histórias dos moradores locais sobre a andarilha, o dramaturgo Luis Alberto de Abreu optou em trabalhar com o imaginário em torno dos fatos e episódios levantados, transformando o texto em três histórias distintas que narram o universo da personagem Maria Peregrina. 

PREMIAÇÕES

A Cia Teatro da Cidade possui mais de oitenta prêmios em festivais e mostras de teatro no Brasil e já realizou cerca de 450 apresentações, totalizando um público estimado em 300 mil espectadores.

Em Maria Peregrina: ganhou as premiações de Melhor espetáculo e Indicação Melhor Dramaturgia (Luis Alebrto de Abreu)

Feito por: Isabela






Nenhum comentário:

Postar um comentário